Pular para o conteúdo
Início » Regimes tributários » Como entender quando a empresa está tendo lucros

Como entender quando a empresa está tendo lucros

Todas as empresas são constituídas para que gerem lucros aos seus donos. A grande busca e saber quando a empresa está tendo lucros, para que seja possível eles serem alavancados e também tenha o negócio condições de crescer segundo as melhores práticas.

A lucratividade é o objetivo principal de todos os empreendimentos comerciais. Sem lucratividade, o negócio não sobreviverá no longo prazo. Portanto, medir a lucratividade atual e passada e projetar a lucratividade futura é muito importante.

A lucratividade é medida com receitas e despesas. A receita é o dinheiro gerado pelas atividades do negócio. Por exemplo, se colheitas e gado são produzidos e vendidos, a renda é gerada. No entanto, o dinheiro que entra no negócio proveniente de atividades como o empréstimo de dinheiro não gera renda. Esta é simplesmente uma transação em dinheiro entre a empresa e o credor para gerar dinheiro para operar a empresa ou comprar ativos.

As despesas são o custo dos recursos usados ​​ou consumidos pelas atividades da empresa. Por exemplo, o milho em caroço é uma despesa de uma empresa agrícola porque é usado no processo de produção. Recursos, como uma máquina cuja vida útil é superior a um ano, são usados ​​ao longo de vários anos. O reembolso de um empréstimo não é uma despesa, mas apenas uma transferência de dinheiro entre a empresa e o credor.

A lucratividade é medida por meio de uma “demonstração do resultado”. Esta é essencialmente uma lista de receitas e despesas durante um período (geralmente um ano) para todo o negócio. Arquivo de informações Sua declaração de renda agrícola inclui – uma análise simples da declaração de renda. Uma declaração de renda é tradicionalmente usada para medir a lucratividade da empresa no período contábil anterior. No entanto, uma “demonstração de resultados pró-forma” mede a lucratividade projetada do negócio para o próximo período contábil. Um orçamento pode ser usado quando você deseja projetar a lucratividade de um projeto específico ou de uma parte de um negócio.

Razões para lucratividade

Esteja você registrando a lucratividade para o período anterior ou projetando a lucratividade para o período seguinte, medir a lucratividade é a medida mais importante do sucesso do negócio. Um negócio que não é lucrativo não pode sobreviver. Por outro lado, uma empresa altamente lucrativa tem a capacidade de recompensar seus proprietários com um grande retorno sobre o investimento.

Aumentar a lucratividade é uma das tarefas mais importantes dos gerentes de negócios. Os gerentes procuram constantemente maneiras de mudar o negócio para melhorar a lucratividade. Essas mudanças potenciais podem ser analisadas com uma demonstração de resultados pro forma ou um orçamento parcial . O orçamento parcial permite que você avalie o impacto sobre a lucratividade de uma mudança pequena ou incremental no negócio antes que ela seja implementada.

Uma variedade de Índices de Lucratividade (Ferramenta de Decisão) pode ser usada para avaliar a saúde financeira de um negócio. Esses índices, criados a partir da demonstração de resultados, podem ser comparados com os benchmarks do setor. Além disso, a tendência de cinco anos para medidas financeiras agrícolas (ferramenta de decisão) pode ser rastreada ao longo de um período de anos para identificar problemas emergentes.

Método de contabilidade de caixa

Tradicionalmente, os agricultores têm usado o “método de contabilidade de caixa”, em que as receitas e despesas são relatadas na demonstração de resultados quando os produtos são vendidos ou os insumos são pagos. O método de contabilidade de caixa, usado pela maioria dos agricultores, considera um item como despesa quando é comprado, não quando é usado no negócio. Isso tem sido usado como um método de gerenciamento de obrigações fiscais de ano para ano. No entanto, muitos sistemas de contabilidade de negócios não agrícolas contam um item como despesa apenas quando ele é realmente usado nas atividades de negócios.

Fórmula de contabilidade de caixa

No entanto, a receita líquida pode ser distorcida com o método de contabilidade de caixa, vendendo safras de mais de dois anos em um ano, vendendo gado para confinamento comprado em um ano anterior e comprando insumos de produção no ano anterior à necessidade.

Método de Contabilidade de Provisão

Para fornecer uma imagem mais precisa da lucratividade, o método de contabilidade de acréscimo pode ser usado. Com este método, a receita é relatada quando os produtos são produzidos (não quando são vendidos) e as despesas são relatadas quando os insumos são usados ​​(não quando são comprados). A contabilidade de exercício usa o método tradicional de contabilidade de caixa durante o ano, mas adiciona ou subtrai os estoques de produtos agrícolas e insumos de produção disponíveis no início e no final do ano.

 

Publicidade

 

Está disponível uma planilha para calcular a declaração de receita líquida da fazenda (ferramenta de decisão) com contabilidade de competência, que permite preparar uma declaração de receita líquida de competência a partir de programações de imposto de renda e declarações de patrimônio líquido. Informações sobre como criar e usar uma Declaração de Renda Agrícola Líquida também estão disponíveis.

Contabilidade de acréscimo

Embora raramente usado na agricultura, a contabilidade por partidas dobradas (Arquivo de informações sobre como compreender a contabilidade por partidas dobradas ) fornecerá resultados semelhantes à contabilidade de exercício. A contabilidade de partidas dobradas também atualiza a demonstração do patrimônio líquido sempre que ocorre uma receita ou despesa.

Definindo lucratividade

A lucratividade pode ser definida como lucros contábeis ou lucros econômicos.

Lucros contábeis (Lucro líquido)

Tradicionalmente, os lucros das fazendas são calculados usando “lucros contábeis”. Para entender os lucros contábeis, pense em sua declaração de imposto de renda. Seu Anexo F fornece uma lista de sua renda tributável e despesas dedutíveis. Esses são os mesmos itens usados ​​no cálculo dos lucros contábeis. No entanto, sua declaração de impostos pode não fornecer uma imagem precisa da lucratividade devido à rápida depreciação do IRS e outros fatores. Para calcular uma imagem precisa da lucratividade, você pode usar uma medida de depreciação mais precisa.

Os lucros contábeis fornecem uma visão intermediária da viabilidade do seu negócio. Embora um ano de perdas não possa prejudicar permanentemente seus negócios, anos consecutivos de perdas (ou receita líquida insuficiente para cobrir despesas de subsistência) podem comprometer a viabilidade de seus negócios.

Lucros econômicos

Além de deduzir as despesas de negócios, os custos de oportunidade também são deduzidos ao computar os “lucros econômicos”. Os custos de oportunidade estão relacionados ao seu dinheiro (patrimônio líquido), seu trabalho e sua capacidade de gerenciamento. Se você não fosse agricultor, teria seu dinheiro investido em outro lugar e seria empregado em uma carreira diferente. O custo de oportunidade é o retorno do investimento perdido por não ter seu dinheiro investido em outro lugar e os salários perdidos por não trabalhar em outro lugar. Estas são deduzidas, juntamente com as despesas normais de negócios, no cálculo do lucro econômico.

Os lucros econômicos fornecem uma perspectiva de longo prazo do seu negócio. Se você pode gerar consistentemente um nível mais alto de renda pessoal usando seu dinheiro e trabalho em outro lugar, você pode querer examinar se deseja continuar cultivando.

Lucratividade não é fluxo de caixa

Muitas vezes as pessoas acreditam erroneamente que um negócio lucrativo não encontrará problemas de fluxo de caixa. Embora intimamente relacionados, a lucratividade e o fluxo de caixa são diferentes. Uma declaração de renda lista receitas e despesas, enquanto a declaração de fluxo de caixa lista entradas e saídas de caixa. Uma demonstração de resultados mostra lucratividade, enquanto uma demonstração de fluxo de caixa mostra liquidez .

Muitos itens de renda também são entradas de caixa. A venda de safras e gado geralmente é tanto receita quanto entrada de caixa. O momento também é geralmente o mesmo (método de contabilidade em dinheiro), desde que um cheque seja recebido e depositado em sua conta no momento da venda. Muitos itens de despesas também são itens de saída de caixa. A compra de ração para gado é uma despesa e uma saída de caixa. O momento também é o mesmo (método de contabilidade em dinheiro) se um cheque for emitido no momento da compra.

No entanto, há muitos itens de caixa que não são itens de receita e despesa e vice-versa. Por exemplo, a compra de um trator é uma saída de caixa se você pagar em dinheiro no momento da compra. Se o dinheiro for emprestado para a compra usando um empréstimo a prazo, o pagamento inicial é uma saída de caixa em o momento da compra e os pagamentos anuais de principal e juros são saídas de caixa a cada ano.

O trator é um bem de capital e tem vida útil de mais de um ano. É incluído como um item de despesa em uma demonstração de resultados pelo valor que diminui devido ao desgaste e à obsolescência. Isso é chamado de “depreciação”. A despesa de depreciação é listada todos os anos.

A depreciação calculada para fins de imposto de renda pode ser usada. No entanto, para calcular o lucro líquido com precisão, um valor de depreciação mais realista deve ser usado para aproximar o declínio real no valor da máquina durante o ano.

Outras Demonstrações Financeiras

Uma demonstração de resultados é apenas uma das várias demonstrações financeiras que podem ser usadas para medir a solidez financeira de uma empresa. Outras declarações comuns incluem o balanço ou declaração de patrimônio líquido e a declaração de fluxo de caixa, embora existam várias outras declarações que podem ser incluídas.

Essas declarações se encaixam para formar um quadro financeiro abrangente da empresa. O balanço ou declaração de patrimônio líquido mostra a solvência do negócio em um momento específico. As declarações são frequentemente preparadas no início e no final do período contábil (ou seja, 1º de janeiro). A declaração registra os ativos da empresa e seu valor e os passivos ou reivindicações financeiras contra a empresa (ou seja, dívidas). O valor pelo qual os ativos excedem os passivos é o patrimônio líquido da empresa. O patrimônio líquido reflete o valor da propriedade do negócio pelos proprietários.

A Demonstração do Fluxo de Caixa também é uma demonstração dinâmica que registra o fluxo de caixa que entra e sai da empresa durante o período contábil. Um fluxo de caixa positivo (negativo) aumentará (diminuirá) o capital de giro da empresa. O capital de giro é definido como a quantidade de dinheiro usada para facilitar as operações e transações comerciais. É calculado como ativo circulante (caixa ou quase ativos de caixa) menos passivos circulantes (passivos devidos durante o próximo período contábil – ou seja, ano).

Para ajudar a avaliar a saúde financeira do seu negócio, a Empresas em Números permite que você faça uma verificação geral do seu negócio e o ajuda a entender o que essas medidas de desempenho significam para o seu negócio.

×