Pense num projeto exequível.
Quando chamados em uma empresa com dificuldades financeira, já nos primeiros contatos, começamos a pensar nos negócios, e entender as necessidades de projeto, que deve conter alguns dos seguintes assuntos:
- Conhecer os proprietários e administradores;
- Entender do negócio propriamente dito;
- Saber quais são as dívidas existentes e desde quando elas vêm se arrastando;
- Identificar as maiores dívidas e elaborar mapas com as progressões temporais;
- Quais os produtos com maiores receitas;
- Quais são os produtos que proporcionam maiores lucros;
- Criar as escalas de lucros e prejuízos de todos os produtos;
- Quais clientes são mais lucrativos;
- Quais clientes geram os maiores prejuízos;
- Quais fornecedores são mais rentáveis e quais geram os maiores prejuízos;
- Quais produtos geram as maiores perdas e quais geram as menores perdas;
- Quais produtos têm os maiores giros e quais têm os menores giros;
- Quais são os produtos com maiores estoques;
- Quais são os produtos com maiores tempos de estoques;
- Quais são os maiores custos fixos da empresa;
- Quais são os maiores custos variáveis da empresa;
- Quantos funcionários a empresa tem, as datas de contratações, as funções e salários pagos;
- Quais são os prestadores de serviços, as datas de contratações, o que fazem e quanto é pago individualmente para cada um deles;
- Quantas filiais, quantos depósitos e quantos centros de distribuições a empresa tem;
- Quais são os principais canais de vendas e quanto cada um fatura;
- Quais são os custos de cada canal de venda;
- Qual é a margem média de lucros que a empresa trabalha;
- Quais foram os resultados dos últimos balanços, trimestrais, semestrais ou anuais;
- Identificação do regime tributário para fins de imposto de renda;
- Quais foram as retiradas dos sócios nos últimos anos;
- Quais são as margens de inadimplência dos clientes;
- Quais são as margens de perdas com as vendas;
- Quais são as margens de descontos concedidos;
- Quais são os vendedores que dão mais descontos;
- Qual é a idade média do estoque da empresa;
- Quando vale o ativo imobilizado da empresa;
- Entre os bens do ativo, quanto vale aqueles que não estão em uso no negócio;
- Existem bens imobilizados que podem serem vendidos para obtenção de recursos;
- Os sócios têm patrimônio pessoal que possam serem integralizados no negócio;
- Quais são as margens de perdas;
- Quais são as margens de furtos e roubos;
- Quais são os recebíveis que a empresa possui;
- Com quais bancos a empresa trabalha, quanto têm de limite de cheque especial e cada conta;
- Quais são as médias mensais de utilização do cheque especial;
- Quais são os cartões de crédito que a empresa tem;
- Quais são os limites de cada cartão de crédito;
- Quanto deve em cada cartão de crédito e quais são as médias de uso mensal;
- Quais são as principais dívidas da empresa, os tipos, as datas de constituição e quanto deve para cada credor;
- Quais foram as principais destinações das receitas nos últimos seis meses;
- Quantas ações trabalhistas a empresa possui, quais as probabilidades de condenações, quanto financeiramente representa cada uma;
- Quantas ações cíveis a empresa possui, para quem, quais os valores devidos e desde quando;
- Existem obrigações com ônus reais ou com garantias, quem são os credores e quais são os valores;
- Quando ocorreu a última auditoria nas contas a pagar;
- Quando ocorreu a última auditoria nas contas a receber;
- Quando ocorreu a última auditoria nas contas correntes;
- Quando ocorreu a última auditoria nos recebimentos com cartões de créditos;
- Quando ocorreu a última auditoria de uso e pagamentos com cartões de créditos;
- Quanto a empresa pagou de juros nos últimos 12 meses, para quem e quais as origens.
Aqui está o grande problema de toda empresa em dificuldades financeira. Ninguém sabe nada e absolutamente ninguém deseja montar e seguir um projeto inteligente capaz de retirar a empresa dos prejuízos.
Não existem controles onde não existem números.